XXXVI CONCURSO FOTOGRÁFICO
CIDADE DE SANTA MARIA
2014

REGULAMENTO

O Concurso Fotográfico “Cidade de Santa Maria”, criado pela Lei Municipal n° 1974/78, promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Cultura – MASM tem como finalidade incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos.

1. PARTICIPAÇÃO

1.1 O Concurso Fotográfico abrange:
02 (duas) categorias: Fotógrafo amador e profissional
03 (duas) modalidades: cor, preto & branco e temática
 Modalidade cor: poderão participar com até 5 (cinco) fotos coloridas.
 Modalidade Preto & Branco: Poderão participar com até 5 (cinco) fotos preto & branco.
 Modalidade Temática: o tema é sobre a cidade de Santa Maria, poderão participar com até (Cinco) fotos sendo estas coloridas, preto & branco ou ambas as duas.
1.2 Poderão participar fotógrafos amadores e profissionais, residentes em qualquer parte do país,
1.3 Cada artista poderá participar em 01 (uma) categoria nas 03 (três) modalidades.

2. INSCRIÇÕES

2.1 A inscrição será feita em ficha própria que segue anexa ao regulamento podendo ser fotocopiada. O preenchimento deverá ser manuscrito com letra de forma legível;
2.2 Se o candidato quiser participar das 03(três) modalidades (cor, preto & branco e temática), as fichas de inscrição deverão ser remetidas separadamente, com pseudônimos (nomes fictícios) diferentes;
2.3 A temática das fotografias é livre, podendo ser de qualquer cidade, estado ou País, exceto na modalidade temática, que deverá ser referente ao tema cidade de Santa Maria.
2.4 As inscrições estão abertas no período de 05 de maio a 13 de junho de 2014, podendo ser entregues pessoalmente ou endereçadas, das 8h às 12h e das 14h às 17h no Museu de Arte de Santa Maria, Av. Presidente Vargas nº 1400, CEP 97015-510.
2.5 Para inscrições feitas pelo correio levar-se-á em conta a data de postagem do carimbo postal;
2.6 Os concorrentes poderão inscrever-se até o limite máximo de 05 (cinco) fotografias em cada modalidade, medindo entre, no mínimo 20 x 30 e, no máximo, 30 x 40 cm. As referidas fotos não deverão vir com paspatur (moldura, borda ou espécie de janela usada para dar acabamento mais profissional a fotografias).
2.7 Para todas as fotografias inscritas serão exigida além da foto impressa, uma cópia em CD, para possível publicação. A resolução deverá ser de, no mínimo, 2MP (megapixels).
2.8 As fotografias deverão estar em perfeitas condições de serem expostas e vir, obrigatoriamente, com as etiquetas (que constam na ficha de inscrição) preenchidas e coladas com fita adesiva crepe no verso das mesmas;
2.9 O candidato deverá enviar a inscrição em um envelope com a ficha n° 1 devidamente preenchida colada no lado de fora deste envelope. Dentro deste envelope deverão ser colocadas as fotografias impressas, a ficha n° 2 devidamente preenchida o CD e o Termo de Responsabilidade (Documento que responsabiliza o candidato quanto à originalidade e ineditismo da fotografia, sendo que as fotografias não poderão ter participado de outros concursos, mostras ou exposições). Este documento segue anexo juntamente com as fichas de inscrição para o seu preenchimento.
3.0 Para cada modalidade deverá ser realizado os procedimentos do item 2.9, sendo assim o candidato que optar por participar das 3 modalidades (cor, preto & branco e
temática) deverá apresentar 3 envelopes separados com as especificações mencionadas no item 2.9.

3. SELEÇÃO E COMISSÃO JULGADORA

3.1 A seleção e premiação das fotografias será realizada por uma comissão composta por 3 membros, pessoas credenciadas, residentes ou não de Santa Maria, designadas pelo Sr. Prefeito Municipal, dentre 6 nomes sugeridos pela Secretaria de Município da Cultura de Santa Maria;
3.2 A identificação do concorrente ocorrerá após a decisão da comissão julgadora,
3.3 Caberá a Secretaria de Município da Cultura, através do MASM a coordenação dos trabalhos;
3.4 Os critérios de avaliação serão: Criatividade; Originalidade; Estética; Qualidade fotográfica.

4. PREMIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

4.1 Os prêmios serão concedidos aos 2 (dois) primeiros colocados em cada categoria (amador e profissional) e nas modalidades cor e preto & branco.
E 1 (um) prêmio especial e único a uma fotografia da modalidade temática (podendo esta fotografia ser preto & branco ou colorida) e categoria profissional ou amador;
 Categoria profissional - COR – 1º e 2º lugar
PRETO & BRANCO – 1º e 2º lugar
Menção Honrosa
 Categoria amador – COR – 1º e 2º lugar
PRETO & BRANCO - 1º e 2º lugar
Menção Honrosa
 Modalidade temática – 1º lugar
Nesta modalidade estarão participando ambas as categorias, profissional e amador juntas.
4.2 A critério da comissão julgadora poderão ser atribuídas até 3 (três) menções honrosas nas modalidades cor e preto & branco, nas categorias amador e profissional;
4.3 O valor dos prêmios para cada categoria é o seguinte:
1° lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e certificado;
2° lugar: R$ 1.000,00 ( mil reais) e certificado;
Prêmio especial para fotografia na modalidade temática: com tema sobre a cidade de Santa Maria: R$ 3.000,00 (três mil reais) e certificado;
4.4 A entrega dos prêmios será feita na mesma sessão do concurso literário Felipe D’Oliveira, na Câmara Municipal de Vereadores, durante o mês da cultura de santa Maria (agosto);
4.5 De acordo com a lei municipal que institui o Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, as três primeiras fotografias classificadas serão objeto de exposição e publicação em forma e datas convenientes;
4.6 As fotografias distinguidas com menção honrosa também serão objeto de exposição e publicação.

5. INFORMAÇÕES GERAIS

5.1 As fotografias enviadas não premiadas e não retiradas dentro de 30 (trinta) dias após a divulgação dos resultados, não serão devolvidas e poderão ser usadas ou não pelo poder publico a qualquer momento, independentes de consultas aos seus autores, sem que isso implique em qualquer forma de pagamento;
5.2 As fotografias premiadas nos 2 (dois) primeiros lugares em cada categoria e modalidade, bem como as menções honrosas, não serão devolvidas e observar-se-á o disposto deste regulamento quanto a publicação, autorização e direitos autorais;
5.3 As decisões de seleção e premiação terão caráter irrecorrível;
5.4 Os casos omissos serão resolvidos soberanamente, pela comissão julgadora do concurso;
5.5 No ato da inscrição o participante aceitará, implicitamente, todas as disposições deste regulamento;
5.6 A utilização da imagem alheia na fotografia é de responsabilidade do autor;
5.7 As fotografias inscritas respeitarão as normas da legislação brasileira em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente;
5.8 O resgate das fotos não premiadas poderá ser solicitado mediante envelope selado no mesmo valor do postado.
5.9 Para a categoria Fotógrafo profissional, não é exigido nenhum comprovante que certifique a profissão.

6. CRONOGRAMA

6.1 Inscrições: 05 de maio a 13 de junho de 2014
6.2 Seleção: 01 de julho a 04 de julho de 2014
6.3 Divulgação dos resultados: 16 de julho de 2013.
6.2 Premiação: 28 de agosto de 2014, na Câmara Municipal de Vereadores.

7. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Museu de Arte de Santa Maria, localizado na Avenida Presidente Vargas, s/n, Santa Maria/RS, CEP 97015-510, Fone: (55) 3921-7090. E-mail: masmdigital@gmail.com

Edital do concurso
Ficha de inscrição
Etiquetas
Termo de responsabilidade
Ficha de inscrição temática

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