EDITAL PARA EXPOSIÇÕES DOS ESPAÇOS DO MASM

A Prefeitura, a Secretaria da Cultura e o Museu de Arte de Santa Maria comunicam que estão abertas as inscrições aos produtores culturais, artistas plásticos, designers e público em geral interessados nos espaços expositivos mantidos pela Prefeitura Municipal de Santa Maria oferecidos para o ano de 2014. A íntegra do regulamento você confere a seguir: 

Regulamento para Seleção de Exposições nos Espaços Expositivos
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Comunicamos aos interessados que a partir do dia 13 de janeiro de 2014 à 21 de fevereiro de 2014, estaremos recebendo no Museu de Arte de Santa Maria, Av. Presidente Vargas, 1400, de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, a documentação referente à seleção para realizar exposições e mostras nos espaços expositivos da Prefeitura Municipal de Santa Maria no ano de 2014.

Obs.: Caso o calendário anual de exposições dos espaços não seja preenchido, o MASM receberá os projetos até o fechamento do mesmo, sendo avaliados pela comissão julgadora.


1. FINALIDADE
O presente regulamento destina-se a selecionar artistas plásticos que realizarão exposições individuais ou coletivas, a partir do mês de janeiro de 2014 , nos espaços expositivos da Secretaria Municipal da Cultura de Santa Maria.
2. ORGANIZAÇÃO
A seleção será organizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por intermédio da Secretaria de Município da Cultura e do Museu de Arte de Santa Maria.
3. PARTICIPAÇÃO
A presente seleção destina-se a artistas plásticos, designers e entidades afins.
4. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser encaminhadas via e-mail para masmdigital@gmail.com ou correspondência para Museu de Arte de Santa Maria Av. Presidente Vargas 1400 Centro Integrado de Cultura Evandro Behr CEP 97015-510 Santa Maria-RS, mediante a apresentação de:
• Currículo artístico com documentação sobre a/as trajetória(s) artística(s) dos proponentes, cópias de catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral.
• Projeto da exposição requerida, contendo o local e a data escolhidos; (ficha aqui)
• Portfólio apresentando a proposta (tamanho A4), contendo fotografias dos trabalhos (5, aproximadamente, no formato 15x21 cm, fixadas sobre papel A4), com memorial descritivo das obras. Para obras em vídeo ou web, apenas serão aceitos DVDs em formato MPEG4 ou AVI.

4.1 A proposta selecionada não poderá ser substituída.
4.2 Os portfólios dos artistas selecionados não serão devolvidos.

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As propostas serão analisadas por uma comissão julgadora composta por até cinco pessoas (artistas, curadores, professores ou críticos na área).
5.1 Análise do Currículo
Exposições realizadas, individuais e coletivas; Formação acadêmica; Formação complementar; Atividades realizadas na área de atuação.
5.2 Análise do Projeto da exposição
Clareza e coerência da proposta; Ineditismo; Apresentação e Formatação do projeto.
5.3 Análise das obras a serem expostas
Criatividade; Acabamento e Apresentação das obras; Análise da cor, forma, harmonia, composição, técnica; Informações técnicas sobre a obra (título, dimensões, linguagem, técnica, ano de execução).
Obs.: Estes critérios serão utilizados na avaliação realizada pela comissão julgadora e não serão divulgados. O resultado do processo seletivo será divulgado no endereço eletrônico http://museudeartedesantamaria.blogspot.com/

6. LOCAIS
As exposições se realizarão nos seguintes locais:
• Sala Iberê Camargo (prédio do Arquivo Histórico Municipal, Rua Appel, 900)
• MASM – Museu de Arte de Santa Maria – Av. Presidente Vargas, 1400
• Sala Monet Plaza Arte – Monet Plaza Shopping, Av. Fernando Ferrari, 1483
•Anexo do MASM - Av. Presidente Vargas, 1400

7. MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
7.1. Caberá ao expositor a responsabilidade de montagem e desmontagem da exposição, dentro dos prazos previamente estipulados, com a coordenação do Museu de Arte de Santa Maria.
7.2. Equipamentos:
Os equipamentos necessários para expor as obras – cavaletes, cubos, painéis – devem ser solicitados no projeto.
Obs.: em todas as salas, as obras podem ser colocadas nas paredes com fio de nylon - não é permitida a colocação de pregos, parafusos ou semelhantes nas paredes das salas, bem como qualquer depredação das mesmas.
7.3 Segurança:
As obras não serão cobertas por seguro. A Secretaria de Município da Cultura não se responsabiliza por furtos ou danos que possam vir a ocorrer durante o período da exposição.

8. COMERCIALIZAÇÃO DAS OBRAS
As obras expostas não poderão ser comercializadas dentro dos espaços expositivos, poderão as mesmas ser reservadas tendo o artista à responsabilidade de tramitar a venda após a exposição.
9. OBRIGAÇÕES
9.1. Do MASM:
- divulgar a exposição, junto aos meios de comunicação;
-coordenar as exposições;

9.2. Do Artista
- entrega dos trabalhos no dia e no local da exposição;
- as despesas referentes ao transporte das obras;
- montagem e desmontagem da exposição;
- apresentar todas as obras em condições estéticas de serem expostas – trabalhos com moldura, identificação e limpeza;
- as despesas referentes ao vernissage, catálogos e convites se houver;
- a permanência dos trabalhos até o final da exposição;
- retirada dos trabalhos no dia após o término da exposição;
-entrega do espaço físico, ao término da exposição, nas mesmas condições que recebidas (paredes, cubos, painéis e outros);
-o material necessário para a montagem da exposição deverá ser de responsabilidade do artista, tal como, tesoura, estilete, fio de nylon, fitas, escada e outros que por ventura possa precisar;
-apresentar arte final do convite que deverá ser submetida à aprovação da coordenação do MASM, até 5 dias antes da data marcada para a abertura da exposição;
-fornecer fotos, currículo e release para divulgação e, estar disponível para entrevistas;
-providenciar outros equipamentos e materiais para montagem que não possam ser disponibilizados pelo setor;

ESCLARECIMENTOS
Qualquer dúvida sobre a presente seleção poderá ser obtida junto ao Museu de Arte de Santa Maria, fone (55) 3921-7090 (horário 8h às 18h) e pelo e-mail masmdigital@gmail.com


FICHA DE INSCRIÇÃO (CLIQUE AQUI)

 

Nenhum comentário: