BIANCHETTI NO MASM


A Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria da Cultura e do MASM- Museu de Arte de Santa Maria convidam para a abertura da exposição Aos Grandes Mestres - Glênio Bianchetti e à exibição do documentário sobre a trajetória artística e aspectos da vida do artista, a ser realizado juntamente a exposição.

Exibição do documentário e abertura da exposição: dia 08 de Novembro às 18h no MASM (Av. Presidente Vargas, 1400)

Visitação: de 08 de Novembro à 8 de dezembro de 2013
De segunda a sexta, das 08h às 18h e sábado das 14h às 18h.

Realização:
PMSM, Secretaria de Cultura e MASM.

Exposição:
Curadoria:Elenice Portella
Coordenação do projeto: Henrique de Freitas Lima

Glênio Alves Branco Bianchetti (Bagé RS 1928)
Gravador, pintor, ilustrador, tapeceiro, professor e desenhista.
Inicia sua trajetória na década de 1940, integrando o Grupo de Bagé. Em 1947, vai para Porto Alegre, onde estuda no Instituto de Belas Artes. Participa da fundação do Clube de Gravura de Porto Alegre, grupo que realiza uma produção artística de caráter social, tratando da realidade das classes mais pobres, do trabalho e dos costumes regionais. A produção de Bianchetti, na década de 1950, é realizada principalmente em xilografia e linoleogravura, e mostra operários em olarias ou meninos brincando, geralmente em espaços abertos. Destaca-se a qualidade do desenho e o uso apurado dos contrastes entre claro e escuro, sem gradações intermediárias, como ocorre em Sempre Vivas (1952) ou em Mulher Costurando (1957), na qual nota-se a influência do expressionismo.

A partir da década de 1960, o artista trabalha principalmente com pintura e, no campo da gravura, com litografia e gravura em metal. Na pintura, os temas principais de Bianchetti são a figura humana, a natureza-morta e a paisagem.

Nenhum comentário: