Exposição Virgo in Carrum Navallis



No dia 11 de setembro de 2013, ás 19:30, no Museu de Arte de Santa Maria, acontecerá a abertura da exposição Virgo in Carrum Navallis, do artista Luciano Santos.

"Com trajetória artística centrada na colagem e apropriação e, na temática onipresente da imagem da Virgem Maria (tida como figura aceita e cultuada do sagrado feminino em nossa sociedade hoje); o artista visual Luciano Santos une a pesquisa artística formal (intencionalmente ‘popular carnavalizada’) ao trabalho que vem desenvolvendo junto aos ‘barracões’ (de Santa Maria e Porto Alegre) e, traz a mostra (e por assim dizer ‘lançamento’) da proposta “Grêmio Recreativo Escola de Samba On-Line Virgo In Carrum Navallis”. Que se insere nas múltiplas possibilidades contemporâneas da arte hoje ao propor uma ‘escola de samba on-line’ (não intitulada ‘virtual’ para não se confundir com as escolas de samba virtual) que atemporalmente, desfila no mundo real.
Intencionalmente concebida como um ‘blog’ (do tipo gratuito com design base da plataforma), GRES On-Line Virgo in Carrum Navallis vai ao encontro do artista e sua vontade que a união de ‘sua’ Virgem Maria e o carnaval não se ‘acabe’ com o findar da exposição ao criar assim, um ‘espaço’ permanente para seu fazer possibilitando por si só, infinitas possibilidades de desdobramentos da proposta.
www.virgoincarrumnavallis.wordpress.com
Do pressuposto de ‘escola de samba’ a exposição que “desfilará” junto ao MASM irá mostrar um recorte do enredo inédito “Virgo in regno Regina” ( passível de ser desfilado por qualquer escola de samba real) onde a obra do artista se junta à de colaboradores transformando o salão expositivo numa grande avenida para a “Virgem Maria Sambar!”
Ainda, com a abertura da mostra, e dentro do contexto da inserção contemporânea das múltiplas possibilidades instaurativas da obra de arte, o público será convidado a implantar-se no desfile com a obra “O Trono da Rainha” para o posterior desfile on-line. Não é sempre que se samba num ‘abre-alas’!
Com “GRES On-Line Virgo In Carrum Navallis” colaboram:
Em sua concepção: Marco Lorenzi Feltrin ( Publicitário), Caroline De Francheschi Brum (Publicitária), Verônica Prokopp (Artista Visual), Deborah Rosa (Relações Públicas), Estevan Garcia (Designer/ Artista Visual), Daniel Rosa(Músico).
Junto ao enredo “Virgo in regno Regina”: Cris Rios Leme (Artista Visual), Estevan Garcia (Designer/ Artista Visual), Daniel Aires (Artista Visual), Verônica Prokopp (Artista Visual), Deja Rosa (Artista Plástica), Maria José Medeiros (Artesã), Rose Rosa (Artesã).
Com o abre-alas “O Trono da Rainha”: Fábio Verçosa (Rei MOMO Porto Alegre/ Artesão), Gabriel Teixera (Ex-bailarino/ Figurinista), Fabiana Maycá (Artista Visual), Anderson Braz (Carnavalesco), Carlos Mallet (Artista Plástico/ Carnavalesco), Leonardo Pinto (Artista Visual/ Carnavalesco), Clarissa Fabricio (Artista Plástica), Daniel Aires (Artista Visual), Marcio Flores (Artista Visual), , Ruby Sarat (Estilista), Alisson Fernandes (Estilista), Vânia Milbradt (Artista Plástica), Rafael Happcke (Fotógrafo).
Colaboram ainda: Arnaldo Walty (Eng. Elétrico), Régis Dávila (Iluminador), SoulSul Produtora."


Link do site da exposição

Nenhum comentário: