EDITAL DE EXPOSIÇÕES PARA 2013


A Prefeitura Municipal de Santa Maria, juntamente com a Secretaria de Município da Cultura e o Museu de Arte de Santa Maria comunicam que estão abertas as inscrições aos artistas interessados em expor nos espaços expositivos mantidos pela Prefeitura Municipal de Santa Maria (RS).
O Museu de Arte de Santa Maria através deste edital, proporciona aos candidatos a ocupação dos espaços expositivos de sua responsabilidade, divulgando e promovendo os artistas selecionados e suas obras.
Regulamento para Seleção de Exposições nos Espaços Expositivos Prefeitura Municipal de Santa Maria
Comunicamos aos interessados que a partir do dia 10 de janeiro à 1º de março de 2013, estamos recebendo a documentação referente à Seleção para realizar exposições e mostras nos espaços expositivos da Prefeitura Municipal de Santa Maria no ano de 2013.
Obs.: Caso o calendário anual de exposições dos espaços não seja preenchido, o MASM receberá os projetos até o fechamento do mesmo, sendo avaliados pela comissão julgadora.
 

REGULAMENTO

1. FINALIDADE

O presente regulamento destina-se a selecionar artistas visuais que realizarão exposições individuais ou coletivas, a partir do mês de março de 2013, nos espaços expositivos da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

2. ORGANIZAÇÃO

A seleção será organizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por intermédio da Secretaria de Município da Cultura e do Museu de Arte de Santa Maria.

3. PARTICIPAÇÃO

A presente seleção destina-se a artistas visuais, designers e entidades afins.

4. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser encaminhadas via e-mail para masmdigital@gmail.com ou correspondência para Museu de Arte de Santa Maria Av. Presidente Vargas, 1400 - Centro Integrado de Cultura Evandro Behr CEP 97015-510 Santa Maria-RS, mediante a apresentação de:

  • Currículo artístico com documentação sobre a/as trajetória(s) artística(s) dos proponentes, cópias de catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral.
  • Projeto da exposição requerida, contendo o local e a data escolhidos; (ficha em anexo)
  • Portfólio apresentando a proposta (tamanho A4), contendo fotografias dos trabalhos (10, aproximadamente, no formato 15x21 cm, fixadas sobre papel A4), com Memorial descritivo das obras.

4.1 A proposta selecionada não poderá ser substituída.

4.2 O material enviado (portfólios e currículos) dos artistas selecionados não serão devolvidos.

 

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As propostas serão analisadas pela comissão de curadoria do museu, composta por artistas, curadores, professores e críticos da área.

5.1 Análise do Currículo

            Exposições realizadas, individuais e coletivas; Formação acadêmica; Formação complementar; Atividades realizadas na área de atuação.

5.2 Análise do Projeto da exposição

            Clareza e coerência da proposta; Ineditismo; Apresentação e Formatação do projeto.

5.3 Análise das obras a serem expostas      

Apresentar clareza no projeto, originalidade, contemporaneidade e se adequar física e conceitualmente aos espaços expositivos.

O Museu de Arte de Santa Maira não aceitará recursos após a divulgação dos resultados, a comissão de curadoria é autônoma e soberana nas suas decisões.

Obs.: A avaliação realizada pela comissão de curadoria não será divulgada. O resultado do processo seletivo será divulgado no endereço eletrônico http://museudeartedesantamaria.blogspot.com/

 

6. LOCAL

As exposições se realizarão nos seguintes locais:

  • Sala Iberê Camargo (em cima do Arquivo Histórico Municipal, Rua Appel, 900)
  • MASM – Museu de Arte de Santa Maria – Av. Presidente Vargas, 1400
  • Sala Monet Plaza Arte – Monet Plaza Shopping, Av. Fernando Ferrari, 1483
  • Anexo do MASM – Av. Presidente Vargas, 1400
  • Hall da Casa de Cultura José Mariano da Rocha – Praça Saldanha Marinho

7. MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO

7.1. Caberá ao expositor a responsabilidade de montagem e desmontagem da exposição, dentro dos prazos previamente estipulados, com a coordenação do Museu de Arte de Santa Maria.

7.2. Equipamentos:

            Os equipamentos necessários para expor as obras – cavaletes, cubos, painéis – devem ser solicitados no projeto.

 

Obs.: em todas as salas, as obras podem ser colocadas nas paredes com fio de nylon - não é permitida a colocação de pregos, parafusos, fitas adesivas ou semelhantes nas paredes e painéis das salas, bem como qualquer depredação das mesmas.

 

7.3 Segurança :

As obras não serão cobertas por seguro. A Secretaria de Município da Cultura não se responsabiliza por furtos ou danos que possam vir a ocorrer durante o período da exposição.

 

8. COMERCIALIZAÇÃO DAS OBRAS

As obras expostas não poderão ser comercializadas dentro dos espaços expositivos, poderão as mesmas ser reservadas tendo o artista à responsabilidade de tramitar a venda após a exposição.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Os artistas deverão:

- entregar os trabalhos no dia e no local da exposição;

 - custear as despesas referentes ao transporte das obras;

 - montar e desmontar a exposição;

 - apresentar todas as obras em condições estéticas de serem expostas – trabalhos com moldura, identificação e limpeza;

 - custear as despesas referentes ao vernissage, catálogos e convites se houver;

 - manter os trabalhos até o final da exposição;

 - retirar os trabalhos no dia após o término da exposição;

 -entregar o espaço físico, ao término da exposição, nas mesmas condições que recebidas (paredes, cubos, painéis e outros);

 - disponibilizar o material necessário para a montagem da exposição deverá ser de responsabilidade do artista, tal como, tesoura, estilete, fio de nylon, fitas, escada e outros que por ventura possa precisar;

 -apresentar arte final do convite que deverá ser submetida à aprovação da coordenação do MASM, até 5 dias antes da data marcada para a abertura da exposição;

-fornecer fotos, currículo e release para divulgação e, estar disponível para entrevistas;

-providenciar outros equipamentos e materiais para montagem que não possam ser disponibilizados pelo setor;

 

ESCLARECIMENTOS

Qualquer dúvida sobre a presente seleção poderá ser obtida junto ao Museu de Arte de Santa Maria, fone (55) 3921-7090 (horário 8h às 16h) e pelo e-mail masmdigital@gmail.com

 

Nenhum comentário: