3XNeusa

3XNeusa e Rádio Beatles em Santa Maria

Evento conjunto reunirá, na noite de sexta-feira, 3 de agosto, a abertura da exposição de fotografias “3XNeusa”, de Paulo de Araújo, e o lançamento do livro “Rádio Beatles”, de Clara Arreguy. Vai ser na Sala Iberê Camargo do Museu de Arte de Santa Maria, a partir das 19h.

A exposição de Paulo de Araújo reúne três ensaios fotográficos com a atriz Neusa Thomasi. Ambos filhos de Santa Maria, Paulo e Neusa mantêm trabalho conjunto de fotoarte há mais de 20 anos. “3XNeusa” condensa um pouco dessa história. São três ensaios separados no tempo,  no espaço e no suporte de linguagem.

Cada série contém 12 fotos. A primeira, “Retorno ao primitivo”, foi feita em 1988, em Caxias do Sul, em preto e branco. A segunda, “Joinbike”, em negativo cor, teve como cenário Joinville, em 1992. A terceira, “Printemps”, em digital, ambientou-se em 2007, em Paris, onde a atriz santa-mariense está radicada há 30 anos.

Fotojornalista há mais de 25 anos, Paulo de Araújo desenvolve, nos ensaios com Neusa Thomasi, trabalho diferente de seu cotidiano, abrindo campo para pesquisas de linguagem. Com “3XNeusa”, ele aborda as evoluções da técnica e, a cada cidade onde a mostra chega, ministra uma oficina para jovens, na qual as diferenças de suporte realçam a centralidade do olhar no fazer fotográfico. Em Santa Maria não será diferente: a oficina será no sábado, dia 4.

Paulo de Araújo nasceu em Santa Maria em 1957. Começou a atuar como repórter fotográfico no jornal A Razão. Trabalhou também em O Pioneiro, de Caxias do Sul, Diário Catarinense, em Florianópolis e Joinville, e Correio Braziliense, em Brasília, onde mora desde 1994. Paralelamente, desenvolve trabalho autoral, com participação em publicações e mostras coletivas e individuais. “Um Brasil interior” e “3XNeusa” já foram exibidas em diversas cidades brasileiras, e “Eu existo: sou Kalunga” ocupou, em julho de 2012, o circo Repaire des Contraires, em Paris (França).

Neusa Thomasi tem formação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou no Grupo Macunaíma, em São Paulo, sob direção de Antunes Filho, morou na Argentina e hoje vive na França, onde dirige a Cie. des Contraires. Como atriz, diretora e mediadora social, trabalha na Europa e na África, com recursos do circo e do teatro, para o resgate da cidadania junto a jovens em situação de risco social.

Romance beatlemaníaco – Paixão pela música, em especial pelos Beatles, é o principal tema do quinto livro da jornalista e escritora Clara Arreguy, o romance “Rádio Beatles”. Às vésperas de completar 50 anos, o engenheiro Caio questiona a vida que levou até ali. Casado há 30 anos e pai de três filhos músicos, pensa se seria mais feliz se tivesse abraçado a arte e tomado outro rumo. Enquanto prepara sua festa de aniversário, um acontecimento envolvendo seu filho caçula vai pôr em xeque sua estabilidade.

Clara Arreguy é mineira de Belo Horizonte e mora em Brasília desde 2004. Trabalhou como jornalista no Estado de Minas e no Correio Braziliense. Lançou os livros “Fafich” (Conceito, 2005), “Segunda Divisão” (Lamparina, 2005), “Tempo Seco” (Geração Editorial, 2009) e “Catraca Inoperante” (Outubro, 2011). “Rádio Beatles” tem 192 páginas e orelha assinada pela cantora Fernanda Takai.



O quê: abertura da mostra “3XNeusa”, de fotos de Paulo de Araújo, e lançamento do livro “Rádio Beatles”, de Clara Arreguy
Quando: sexta-feira, 3 de agosto, das 19h às 21h
Onde: Sala Iberê Camargo do Museu de Arte de Santa Maria – R. Appel, 900, Santa Maria
Informações: clarreguy@yahoo.com e (61) 9115-8485 (Clara) ou lagoeste@gmail.com e (61) 9291-0923 (Paulo)

Nenhum comentário: