Exposição Híbridos de Andrea Capssa

Artes Visuais – Infogravuras
Título da exposição: Híbridos
Artista: Andrea Capssa
Local: Galeria Monet Plaza Arte - Shopping Monet Plaza Arte
Período: 2 à 29 de março de 2012
Horário de Visitação: 10h às 22h 
andreacapssa@hotmail.com
Currículo Lattes Andrea: http://lattes.cnpq.br/6939583417106619


"A fotografia e a infogravura

Uma vez decidida a utilizar da fotografia para dar um novo passo dentro do ateliê de pintura, optei por fazer apoio em fotografia com a professora Raquel Fonseca, para que assim eu pudesse trabalhar o olhar e aprender técnicas de fotografia, a fim de fortalecer o meu trabalho quanto arte.

Organizei um banco de imagens no computador, com fotografias diversas, todas de minha autoria. Através do programa de computador, o photoshop, desenvolveu-se a pesquisa mesclando essas imagens com os detalhes das pinturas. Primeiramente eu escolho duas ou três imagens que, sob meu ponto de vista, podem se entrecruzar e resultar numa possibilidade de trabalho plástico; feita a escolha, através do photoshop, faz-se a sobreposição, seguida do uso de demais ferramentas do programa, tais como a opacidade, a transformação livre para realizar o enquadramento das imagens, o brilho/contraste, a cor, a luminosidade, a vibratilidade, a matiz/saturação, bem como o auxílio de filtros, entre outros.

O resultado obtido até então, a partir desse entrecruzamento de imagens e, portanto, de linguagens, disponibilizou uma leitura híbrida no trabalho. A pintura que até então estava hibridizada com outras linguagens, como a gravura (através das monotipias) e o desenho (através dos grafismos), agora integra outra linguagem: a fotografia, num processo de manipulação a revelar a infogravura; uma das possibilidades que a arte e tecnologia oferece atualmente.

Na infogravura, o olhar manteve-se atento a todos os detalhes, desde o enquadramento, a luz, a organização de espaço, a cor e a preocupação em alcançar uma harmonia diante de todos os entrecruzamentos obtidos no percurso. Contudo, esse conjunto de fatores e de inquietações, em busca de uma inovação no campo da pintura, encontrou-se na fotografia e, por conseguinte, na infogravura, o suporte contemporâneo que estava buscando para dar continuidade ao processo criativo.  

A partir do entrecruzamento das linguagens, a fotografia e a pintura, o caráter híbrido do trabalho disponibilizou uma experimentação plástica que busca uma harmonia estética e insere novos elementos; proporcionando uma plasticidade pertinente às poéticas visuais da contemporaneidade, uma vez que, para o artista contemporâneo faz-se necessário manter um diálogo entre as poéticas visuais e as questões inerentes à atualidade." Andrea Capssa

Nenhum comentário: