Reforma do piso inferior do Museu de Arte de Santa Maria

No dia 11/01 uma solenidade marcou a assinatura da ordem de serviço para o início da obra de reforma do piso inferior do Museu de Arte de Santa Maria (MASM). O prefeito Cezar Schirmer e a secretária de Município da Cultura, Iara Druzian, assinaram o documento que autoriza a obra que, até ano passado, era cedida ao Cartório Eleitoral. A partir da desocupação, o chefe do Executivo autorizou a realização do projeto e a licitação para início do trabalho. 

 http://www.santamaria.rs.gov.br/midia/2012/01/F12-8963.jpg

A solenidade aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença de autoridades ligadas a área cultural. A recuperação do pavimento será realizada pela empresa Leão e Biaggi Ltda, vencedora da licitação pública. O total investido pelo município, com recursos próprios, será de mais de R$ 380 mil. A partir da assinatura da ordem de serviço a empresa terá prazo de seis meses para entregar a obra, que compreenderá uma área de 591m². Após a assinatura, Schirmer ressaltou a importância do ato. "Lutamos muito para recuperar a área que era usada pelo Cartório Eleitoral e agora o teremos mais um espaço de cultura para oferecer a população da cidade”, destacou o chefe do Executivo.

A titular da pasta da Cultura antecipa que no planejamento do novo espaço consta um miniauditório para realização de oficinas. “Será um local de muita cultura e de muito trabalho neste mundo das artes. Essa é uma prioridade que o prefeito Schirmer estabeleceu e que nós estamos cumprindo à risca”, garante Iara. Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Valmir Beltrame, ressaltou o quanto a área cultural de Santa Maria evoluiu nos últimos três anos da administração do prefeito Cezar Schirmer. “A secretária Iara Druzian é uma grande batalhadora e tem trabalhado, junto com sua equipe, na busca da revitalização dos equipamentos culturais da cidade”, destacou Beltrame, que citou como exemplo a Concha Acústica e do próprio MASM, que foi reaberto ano passado. Para a presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria, Marília Chartune, o ato foi um marco histórico. “Com mais espaço, com certeza, o museu vai abrigar grandes exposições e novos projetos”, comemorou a artista. Marília também lembrou o grande sucesso do Encontro Internacional de Escultores, que aconteceu na cidade em dezembro, na Gare da Estação Férrea. O encontro reuniu artistas plásticos do Brasil, Uruguai, Argentina e Portugal. 

 http://www.santamaria.rs.gov.br/midia/2012/01/F12-8964.jpg
Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Maria de Lourdes Castro fez um agradecimento em nome da população da cidade. “Se não fosse pelo prefeito não estaríamos presenciando os avanços na área da cultura de Santa Maria nos últimos anos”, ressaltou a vereadora. Também marcou presença na solenidade o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Sarkis, o integrante Conselho Municipal de Cultura, Gaspar Mioto, representando a Associação Amigos do Museu, Ceura Fernandes, e o responsável pela fiscalização da obra, o arquiteto Rafael Escobar. Na ocasião, o engenheiro civil Junior Teixeira representou a empresa Leão e Biaggi Ltda.

Texto: Nathale C. Kraetzig e Vera Jacques Foto: Fabricio Minussi - PMSM

Nenhum comentário: