PREMIAÇÃO X SALÃO LATINO-AMERICANO DE ARTES PLÁSTICAS


A Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura e do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), realizou no dia 22 de dezembro a abertura do X Salão Latino-Americano de Artes Plásticas. Neste ano, o salão recebeu a inscrição de 36 artistas com o total de 74 obras. A comissão julgadora, formada por Ana Norogrando, Juan Amoretti e Rebeca Stumm, selecionou 30 obras, que concorreram aos prêmios em suas respectivas categorias.

A Comissão Julgadora ofereceu três prêmios para a categoria objeto-arte com as obras de Aline Arend, Cristiane Leal e Helena Macedo, dois prêmios para a categoria escultura dos artistas Fábio Purper e Bruno Teixeira, um para a categoria cerâmica de Maria da Graça Gomes e o Prêmio Destaque ficou com a gravura de Gustavo Freitas Dias.


Juan Amoretti, que representava a Comissão Julgadora, esclareceu sobre as escolhas dos prêmios. “Escolhemos mais de um prêmio em algumas categorias para elevar a qualidade dos trabalhos e do evento, foi muito bom trabalhar com esse grupo (comissão), a decisão foi unânime e não houve polêmica e discussão quanto aos vencedores”, frisou.

A secretária da SMC, Iara Druzian, ressaltou que o Salão é uma forma de apresentar uma retrospectiva do trabalho no Masm e agradeceu a atuação da comissão organizadora e dos artistas que inscreveram seus trabalhos.



A secretária ainda citou uma frase de Amoretti “que Santa Maria não pode viver sem arte, sem a realização desses grandes eventos como o Salão que esteve desde 1999 sem uma edição”, para destacar a importância do evento. Ao final, Iara lembrou que no ano de 2012 é comemorado o 20º aniversário do Museu de Arte de Santa Maria.


As 30 obras selecionadas para o X Salão Latino-Americano de Artes Plásticas de Santa Maria seguem em exposição no Masm até o dia 29 de fevereiro de 2012, com agendamento por telefone. O Museu fica na Av. Presidente Vargas nº 1400 o telefone para maiores informações é 3921-7090.

Premiados

Categoria objeto-arte 
Aline Arend
Cristiane Leal
Helena Macedo


Categoria escultura 
Fábio Purper
Bruno Teixeira

Categoria cerâmica 
Maria da Graça Gomes

Prêmio Destaque 
Gravura de Gustavo Freitas Dias

Nenhum comentário: