OCA BRASIL promove a Exposição Orixás – Sincretismo Religioso, Dos Deuses Africanos aos Santos Católicos

No mês da Consciência Negra, comemorado em todo o país em novembro, a OCA BRASIL promove a Exposição Orixás – Sincretismo Religioso, Dos Deuses Africanos aos Santos Católicos. A mostra começa amanhã e vai até  16 de dezembro, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) ,das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.



“Quando recebi o convite da OCA BRASIL para organizar uma exposição temática que envolvesse a cultura afro brasileira, resolvi através da arte contar a história e a magnitude desta cultura abordando a questão do sincretismo religioso”, relata o mestre em artes plásticas, curador e também artista participante da exposição, Márcio Flores.


Foram convidados 12 artistas visuais, com formação superior, atuantes nas mais diferentes manifestações e linguagens artísticas que apresentarão objetos arte e instalação. Márcio Flores completa ainda que a exposição possui uma expografia que envolve as obras de arte apresentadas, “possibilitando ao visitante vivenciar e experimentar o universo religioso da cultura afro brasileira rio-grandense”.



“É importante ressaltarmos que esta Programação Cultural que estamos mobilizando está dentro de um contexto de valorização e fortalecimento da Cultura Negra, e de “apropriação” de informações e conhecimentos para que tomemos atitude para uma sociedade mais justa e humana”, defende a coordenadora de projetos, Raquel Andreia Bernardi.


 Em 2010, a OCA BRASIL realizou a exposição Orixás – Roupa de Santo, exposição esta  que possibilitou a comunidade em geral conhecer e desmistificar a religião afro-brasileira, revelando sua riqueza cultural.


 A OCA BRASIL, por meio do projeto  “SOMOS TODOS UM! – para uma Cultura de Paz”, desenvolve ações, a partir de um enfoque universalista, que fortaleça a identidade cultural brasileira. Promovendo assim, a cultura material e imaterial nas mais diferentes manifestações da arte, integrando a multiplicidade das etnias que contribuiram na formação do povo brasileiro.
Confira no site da OCA BRASIL o depoimento dos artistas participantes: www.ocabrasilamericadosul.org


Nenhum comentário: