Premiados 1° Salão de Design de Superfície


“Só temos a agradecer a estes talentosos artistas que fazem jus ao nome 'Santa Maria Cidade Cultura'”. Foi com estas palavras que a secretária de Município da Cultura, Iara Druzian, realizou a entrega da premiação na abertura do 1º Salão de Design de Superfície de Santa Maria, que acontece no Museu de Arte de Santa Maria (Masm). A mostra com os finalistas está aberta para visitação até o dia 16 de novembro.

A exposição tem o propósito de divulgar, fomentar e difundir a produção e a história deste setor, mostrando o pioneirismo de nossa cidade no curso de Design de Superfície, que é o mais antigo do Brasil. Segundo o diretor do Masm, Márcio Flores, foram recebidas 70 inscrições para participação no Salão, sendo que uma delas veio de fora do país. “Recebemos inscrições de artistas de todo o país e uma do Japão. Eles concorreram em 4 categorias de design (superfície têxtil, superfície sobre papel, superfície cerâmico e outras superfícies) e agora estão com seus trabalhos expostos para que a população possa valorizar e conhecer sua arte”, explicou Márcio.

A valorização foi percebida de perto pelos artistas que estavam presentes para receber a premiação. A estudante de Arquitetura e Artes Visuais, Florence Endres, conquistou o 2º lugar na categoria Design de Superfície Cerâmico e garante que sua maior satisfação é ter sua arte reconhecida pelo público. “Esta mostra é um estimulo para os estudantes e profissionais que esperam por um espaço para mostrar sua arte e conquistar um reconhecimento” comentou Florence.
A secretária Iara, que no ato representava o prefeito Cezar Schirmer, agradeceu a todos os presentes e salientou que todas estas ações sempre serão apoiadas pelo poder Executivo e pelo prefeito, que é considerado um homem que valoriza e apoia a cultura na cidade de Santa Maria.

Secretária Iara Druzian, jurados e comissão organizadora do Salão
 Premiados:
Categoria Design de Superfície Textil
1º lugar: Marco D. Julio – Fortaleza, CE.
2º lugar: Julia Fraia – São Paulo, SP.
Menção Honrosa: Aline Arend (Santa Maria- RS)
Categoria Design de Superfície sobre Papel
1º lugar: Giovane Pereira – Santa Maria, RS.
2º lugar: Natasha Freitas Lise – Erechim, RS.
Categoria Design de Superfície Cerâmico
1º lugar: Viviane Diehl – Carazinho, RS.
2º lugar: Florence Endres – Santa Maria, RS.
Categoria Design sobre Outras Superfícies
1º lugar: Marco D. Julio – Fortaleza, CE.
2º lugar: Amanda Soares – Campina Grande, PB.
Menção Honrosa: Milene Beust (Porto Alegre - RS)
Premiados presentes no dia de abertura

Texto: Acad. de Jorn.Thassiani Porto

Nenhum comentário: