Zorávia Bettiol no MASM

Uma das artistas plásticas mais importantes do país, com trabalhos reconhecidos internacionalmente, esteve em Santa Maria nesta quarta (21) para o pré-lançamento de um filme com seu nome e também para a abertura da exposição “Aos Grandes Mestres”, no Museu de Arte de Santa Maria, com mais de 70 obras de arte, as principais gravuras de sua carreira e uma série completa, “Circo”. Considerada a frente do seu tempo, Zoravia Bettiol sempre trouxe a tona uma mistura singular entre as técnicas de gravura, mas também traçou história em técnicas como design de superfície e objeto arte, por exemplo. A exposição estará no Masm até o dia 21 de outubro e o espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Na ocasião, que contou com a presença de dezenas de pessoas da comunidade cultural e autoridades, o prefeito Cezar Schirmer disse que receber trabalhos de uma artista tão expressiva é muito importante para a cidade. “Santa Maria não faria jus ao título de Cidade Cultura caso não houve esta exposição. A Zoravia é um patrimônio da humanidade e hoje nos encantou com seu brilho”, destacou o chefe do Executivo. A artista plástica contou que a atual estada contabiliza a quarta passagem por Santa Maria. “Esta cidade sempre esteve ligada a área cultural, soube da intenção de ampliar o espaço deste Museu e acho maravilhoso. O ser humano tem que apostar na educação, cultura e arte”, avaliou Zoravia.


Para a secretária de Município da Cultura, Iara Druzian, reabrir o Museu de Arte da cidade e logo apresentar uma exposição do gabarito de Zoravia Bettiol é um privilégio. “Esta artista sempre foi a frente do seu tempo e hoje todos os santa-marienses podem ter acesso a estas peças. O prefeito Cezar Schirmer estabeleceu como meta de seu governo a qualificação deste espaço e hoje todos podemos desfrutar do Masm”, disse Iara. O gerente do Sesc, Pedro Saccol Filho, destacou que a mostra de arte foi possível através da parceria entre a Administração Municipal e o Sesc e resultou em um grande evento. “A artista que vemos aqui trabalhou com diferentes áreas das artes plásticas e foi extremanente feliz em todas”, apontou.


Os trabalhos são em Xilogravura, Linóleogravura, Litografia, Serigrafia e Monotipia, e apresentam ao público diversas técnicas do processo criativo da artista. No dia 22, Zoravia irá ministrar um workshop no ateliê de gravura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os santa-marienses podem visitar a exposição até o dia 21 de outubro de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A artista participou do famoso movimento mundial Cow Parade. O filme Zoravia Bettiol, do diretor Henrique Dias, e a mostra artística foi possível através de uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura de Santa Maria.



Zoravia Bettiol

Zoravia Bettiol é uma artista que trabalha com artes gráficas, arte têxtil, pintura, design de jóias, design padrão de superfície, murais, instalações de arte e performances. Nascida em Porto Alegre , Brasil, 1935. Depois de viver durante 15 anos em São Paulo e São Francisco (E.U.A.), volta a Porto Alegre em 2000. Participou de 132 exposições individuais entre 1959 e 2009 na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Japão.



Sua exposição individual mais importante foi Zoravia Bettiol, a mais simples complexidade em comemoração os seus cinqüenta anos dedicados as artes plásticas e apresentação do livro homônimo sobre a sua obra de arte, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli, em Porto Alegre 2007. Foi considerada uma das grandes artistas visuais gaúchas do século, assim, ter a oportunidade de apresentar o trabalho de artes visuais desta artista em Santa Maria é de extrema importância, tendo em vista que esta ação irá proporcionar o turismo cultural em nossa cidade, gerando e fomentando a cultura, as artes visuais, a educação e a história, já que a artista é reconhecida no âmbito nacional e internacional.

Texto: Maria Luiza Guerra


Nenhum comentário: