Diálogos MASM - Seminário II

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Município da Cultura (SMC), deu continuidade ao projeto “Diálogos MASM”, nesta terça-feira (2), com o “Seminário II” que abordou o tema “Arte contemporânea e novas mídias: repensando o espaço expositivo”, ministrado pelas professoras doutoras em artes visuais Nara Cristina Santos e Ana Albani de Carvalho. A palestra, que aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Municipal, atraiu acadêmicos, docentes e comunidade em geral.

Na oportunidade, a secretária da Cultura, Iara Druzian, salientou a importância de se discutir os espaços culturais na atualidade. “Nós tivemos um museu de artes fechado por 9 anos. Hoje temos novamente um espaço expositivo em Santa Maria. Então, quando se fala em ‘Novo MASM’, se fala em um novo conceito de museu, um conceito atual e moderno”, destacou. Ela definiu, ainda, como “grandioso” o trabalho realizado pelo MASM. “Estamos torcendo para que o nosso museu se torne uma referência”, finalizou.

Durante a palestra, as professoras abordaram, como um dos assuntos principais, a questão da inserção dos meios digitais nos museus e espaços culturais na atualidade. “Todos os espaços culturais devem ser pensados e estruturados em cima das novas mídias. O nosso tempo, hoje, trata sobre as mídias digitais e as artes devem estar inseridas nesse contexto”, acentuou Nara Cristina dos Santos, durante sua exposição.

Na última semana, na segunda-feira (25), o “Seminário I” tratou os temas “Museologia – Os museus na contemporaneidade”, com a palestrante Giane Escobar, e “Legislação Patrimonial no Brasil: nacionalismo, identidade e/ou preservação”, com Roselâine Casanova Corrêa. E a programação não para por aí. Na próxima segunda-feira (8), às 18h, será realizado o “Debate Público”, no auditório da Prefeitura, que abordará o tema “Missão, objetivos e metas para o novo MASM”.


Saiba mais: “Diálogos MASM” visa fortalecer o Museu de Artes

O projeto visa intensificar as questões voltadas ao fortalecimento e ao crescimento do Museu de Artes de Santa Maria (MASM), em um contexto cultural, social e político, com a participação de entidades e da comunidade junto ao museu, a partir de diálogos e contribuições sobre os objetivos e metas que o espaço deve consolidar. Desta forma, os participantes podem auxiliar no crescimento do MASM de uma forma democrática, com intuito de valorizá-lo como um espaço de preservação, formação, educação, pesquisa, fomento e difusão da arte e da cultura.

Texto: Luiz Otávio Prates



NÃO PERCA O DEBATE PÚBLICO DO MASM.
Dia 8 de agosto, às 18h no
Auditório da Prefeitura de Santa Maria.
Entrada livre.

Nenhum comentário: