MASM 2010

O Museu de Arte de Santa Maria - MASM - foi criado em 1992, com o intuito de preservar o patrimônio artístico da cidade, atualmente possui um acervo de 388 obras.

O grande desafio do Museu de Santa Maria é avançar como emancipador e humanizador da arte. O Museu é de extrema importância, pois a sua reestruturação dará visibilidade a cidade.

O MASM ainda não está totalmente preparado para receber exposições permanentes, por isso, está sendo usado para mostras artísticas de curto prazo. A sua recuperação contribuirá para o processo de qualificação dos bens e produtos culturais do município. Por isso a Secretaria de Cultura trabalha em um novo projeto para o museu, visando sua restauração e revitalização.

Esta administração entende o museu como uma instituição ativa, dinâmica e democrática, que necessita de um ambiente físico adequado para receber exposições, palestras, oficinas e salas para pesquisas.

O MASM, nesta nova visão passa a materializar um espaço onde conceitos diferentes remodelam uma nova função e missão de um espaço de encontro e desencontro, estranhamento e desalienação. Para tanto, passará a compor o rol de elementos os quais proporcionam o conhecimento e consciência do homem sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia.

* A partir destes novos conceitos o Museu passa a tratar do Bem cultural, compreendendo todo o testemunho que o homem dá de seu meio. Para isso:
* exporá de maneira legível seu acervo.
* proporá uma leitura de arte mais qualificada, através de monitores.
* aumentará a possibilidade de comunicação da obra e seu autor através de palestras, cursos, seminários, filmes, e audiovisuais.
* atingir público adulto e infantil.

O Museu de Arte de Santa Maria trabalha em prol de tornar-se um centro cultural. O grande desafio será a atualização tecnológica, a viabilização do MASM digital, onde, seu acervo deverá estar disponível na web colaborando no governo de inclusão digital.

A leitura do MASM deverá ser uma rotina, realizada através de periódicos seminários transdisciplinares, onde artistas, críticos, historiadores, cientistas, sociólogos, curadores, designers, arquitetos e museólogos colaborem com subsídios para traçar a estratégia para o museu.

Além da reformulação do MASM, o museu incorpora o projeto "Museu Voador", que tem como objetivo expor seu acervo em outros centros da cidade, levando a arte ao encontro do cidadão.

Nenhum comentário: